Terça, 22 Maio 2018 | Login

Coluna Política na Toca do Coêlho, 24-06-2016

 

Ordem e Progresso”. É a logomarca utilizada no governo interino, do presidente Michel Temer- PMDB.

 

Inquérito para os Tubarões

O Supremo Tribunal Federal decidiu abrir inquérito para investigar integrantes que faziam parte dos governos do PT e PMDB, para apurar pagamento de propinas. Muitas prisões têm acontecido, numa verdadeira faxina na corrupção da política brasileira.

 

Os Chefões dos desvios

Segundo a Coluna Radar da revista Veja os ex-presidentes Lula- PT e José Sarney- PMDB, eram os poderosos chefões dos desvios das propinas da Petrobrás. Nada saía, sem a autorização deles.

 

Ex-ministro Paulo Bernardo é preso

Na manhã de ontem, o ex-ministro Paulo Bernardo-PT, do governo Lula-PT e Dilma- PT, que é esposo da senadora Gleise Hoffmann- PT foi preso pela Polícia Federal, por envolvimento no âmbito da Operação Custo Brasil, que é um desdobramento da fase Pixuleco 2 da Operação Lava Jato.

 

Suspeita eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral publicou que no Acre, na eleição de 2014, foram fraudados 363 votos. No Brasil, chegou ao número de 40 mil. Foi solicitado à Polícia Federal que faça as apurações.

 

Pedido Negado

O Superior Tribunal de Justiça negou o pedido de liberdade ao ex-ministro José Dirceu, preso na Operação Lava Jato, apresentado por sua defesa.

 

Deputado Jair Bolsonaro

O deputado Jair Bolsonaro-PSC, que se prepara para concorrer as eleições presidenciais em 2018, acaba de virar réu no Supremo Tribunal Federal, por incitação ao estupro.

 

Emendas Federais

O deputado Major Rocha-PSDB, que tem sido incentivado a concorrer ao Senado Federal, nas próximas eleições de 2018, fez publicar nas redes sociais, a liberação de recursos de suas Emendas Parlamentares, para vários municípios acreanos. Destacando Tarauacá, com 400 mil reais e Jordão, com 370 mil reais para investimentos na área da saúde.

 

UFAC em alta

A direção da Universidade Federal do Acre foi informada que após a avaliação do Ministério de Educação, recebeu a nota 4. Tal avaliação deixou os gestores satisfeitos, pela comprovação dos avanços educacionais, na Instituição.

 

Redução dos preços das passagens aéreas

O deputado federal Alan Rick- PRB, em parceria com o senador Jorge Viana- PT, realizou uma Audiência Pública, na Assembleia Legislativa do Estado, para discutir a redução dos preços abusivos cobrados pelas Companhias Aéreas. Contou com a participação dos representantes das empresas que fazem vôos para o Estado. Será feita uma minuciosa análise nos próximos dias.

 

Moisés Diniz- PC do B, Federal

Foi confirmada a vinda do deputado Sibá Machado- PT, para assumir a Secretaria de Indústria e Comercio e, o ex-deputado Moisés Diniz, que é o primeiro suplente da FPA, assumirá a vaga, na condição dedeputado federal.

 

Deputado Jesus Sérgio- PDT

O deputado Jesus Sérgio- PDT foi eleito o novo presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, uma das mais importantes, do poder Legislativo.

 

Aluguel Social

Várias famílias têm procurado os deputados nos corredores da Assembleia Legislativa, pedindo apoio, em relação ao atraso de seus aluguéis sociais. Ainda temos muitas famílias em situação vulnerável, sem renda e sem moradia digna.

 

A Polêmica da Tocha

A passagem da Tocha Olímpica, pela capital acreana, deixou muita gente emocionada, mas causou muitas discussões em função dos valores gastos e muito descontentamento, por figuras que esperavam ser convidadas para conduzir a Tocha Olímpica e não foram.

 

Fechamento da BR- 364

Comerciantes, taxistas, freteiros, estudantes e moradores em geral, anunciaram que vão fechar a BR- 364, no km 6, entre Feijó e Tarauacá, em função das péssimas condições da estrada e pelo prejuízos financeiros que são acometidos diariamente.

 

Revolta na Frente Popular do Acre

Dirigentes e pré-candidatos da Frente Popular, conversam com o governador Tião Viana e com o prefeito Marcus Alexandre, mas ao sair das salas, reclamam revoltados, dizendo que as decisões estão sendo tomadas isoladamente para agradar o PC do B e PSB, em detrimento dos demais. Segundo eles, vão cuidar em eleger os seus vereadores.

 

Não aceita imposição

Comenta-se nos bastidores da política de Brasiléia, que a candidata favorita da FPA, não aceita imposição em relação a escolha do seu vice-prefeito. Segundo informações, se o candidato não for o vereador Carlinhos do Pelado-PSB, a mesma está propensa a desistir da candidatura.

 

Reunião decisiva da oposição: 02 de julho

Foi marcada para o dia 02 de julho, uma reunião com a cúpula dos dirigentes dos partidos de oposição, para definir os candidatos a prefeito, de Rio Branco a Assis Brasil.

 

FPA fora do páreo em Cruzeiro do Sul

Segundo integrantes dos senadinhos de Cruzeiro do Sul, a FPA com a candidatura anunciada, da delegada Carla Brito- PSB, não resistirá a ladeira mais baixa da cidade, antes de chegar ao igarapé preto. A disputa ficará entre Iderlei Cordeiro- PMDB e Henrique Afonso- PSDB.

 

Candidatura de Elson Farias- Jordão

A oposição se animou, ao ver o nome do atual prefeito do Jordão, Elson Farias- PC do B, na lista do Tribunal de Contas do Estado do Acre, achando que o mesmo estava inelegível. Acontece que, muitos nomes que fazem parte da lista ainda têm direito a recursos antes de qualquer condenação e outros, resolvem suas situações pagando multas, em conformidade as irregularidades constatadas.

 

 

Jordão: PC do B e PT

As principais personagens da FPA do Jordão se reuniram com o governador e lideranças do PT e PC do B e decidiram, que os seus pré-candidatos para as eleições de 2016, serão o prefeito Elson Farias- PC do B, para a reeleição e o ex-vereador Ademir Figueiredo- PT, na condição de vice-prefeito.

 

 

Vereadora Janaína Furtado – REDE SUSTENTABILIDADE, tem se destacado, em seu mandato, na Câmara Municipal de Tarauacá, sempre em defesa permanente dos mais humildes. Acabou de aprovar um Projeto de Lei, isentando os moradores do pagamento da taxa de iluminação pública na zona rural, pois não recebem o citado serviço.

 

Vereador Mirabor Leite- PMDB

O aguerrido e persistente vereador Mirabor Leite- PMDB e equipe estão dispostos a colocar o 15 nas ruas. Reúne-se diariamente com representantes dos diversos segmentos da sociedade tarauacaense, na trajetória de sua pré-candidatura à Prefeitura Municipal de Tarauacá. Mirabor inovou o seu mandato parlamentar, com o seu gabinete flutuante, no qual visita as comunidades ribeirinhas.

 

CNPJ dos partidos políticos

Os partidos que não providenciaram o CNPJ de seus diretórios estaduais e municipais e não encaminharam para o Tribunal Regional Eleitoral, poderão ficar impedidos de apresentar candidaturas nas eleições de 2016, nos municípios que estejam irregulares.

 

Prazo de desincompatibilização

O prazo de três meses, para os pré-candidatos, que concorrerão às eleições de 2016 e que são servidores públicos, se desincompatibilizarem, encerra-se, agora no final do mês de junho.

 

Oportunidades

·      A Prefeitura Municipal de Tarauacá abriu processo seletivo para Assistente Social. Os interessados deverão procurar a sede da Secretaria de Assistência Social, na Avenida Cel. Juvêncio de Menezes- Centro, ao lado do prédio da Prefeitura de Tarauacá, até esta sexta-feira, das 8 as 12 e das 14 às 17h.

 

·      Abertas as inscrições do IBGE, com 118 vagas para o Acre, disponibilizando nove vagas para Tarauacá. As inscrições vão até o dia 19 de julho, pelo site www.cesgranrio.org.br

 

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.