Terça, 22 Maio 2018 | Login

Coluna Política na Toca do Coêlho, 17-06-2016

Esta coisa de ideologia hoje está inteiramente fora de moda. O que as pessoas querem são resultados”. Michel Temer- Presidente interino da República, em encontro com empresários no Palácio do Planalto.

 

Se eu falar, entrego a alma do PT. E tem mais: O pessoal da CUT me mata assim que eu botar a cara na rua”. João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT.

 

Internacional

Hillary Clinton torna-se a primeira mulher a concorrer à Casa Branca, por um partido majoritário.

 

Vergonha Nacional

A sociedade brasileira está decepcionada com os desmando administrativos, com os desvios de recursos através de propinas, cometidos pelas principais autoridades e lideranças partidárias de nosso País, precisamente, por ex-presidentes da República, ministros, senadores, deputados federais, diretores e servidores de diversos órgãos da administração pública, num total desrespeito à Constituição, aos juramentos proferidos em suas posses e, principalmente, à  sociedade brasileira.

 

Juramento de posse dos presidentes da República Federativa do Brasil:

“Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil.

 

Juramento de posse de senadores e deputados federais:

“Prometo guardar a Constituição Federal e as leis, desempenhar fiel e lealmente o mandato que o povo me confiou e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

 

Faxina histórica

O Ministério Público Federal iniciou por integrantes do PT e agora PMDB, uma verdadeira faxina contra a corrupção, através da operação Lava-Jato, numa total desmoralização política no Brasil.

 

Não representam mais

As principais lideranças das siglas partidárias e cargos estratégicos da República, envolvidas nos escândalos das diversas operações beneficiadas através de propinas, não apresentam mais condições morais e de credibilidade para assumir estes postos e representar a população brasileira.

 

Chantagem parlamentar

Segundo denúncias da Revista Isto É, 13 senadores estão fazendo chantagem, em relação aos seus votos, quanto ao impeachment da presidente Dilma. Buscam, com estes comportamentos, cargos federais em Brasília e nos seus respectivos Estados.

 

Os governos

Não dá mais para acreditar em governos de esquerda, centro ou de direita, politicamente falando. Infelizmente, todos se envolveram nos mais diversos tipos de corrupção na administração pública. Esqueceram os conteúdos programáticos que defendiam e enveredaram pelas facilidades pragmáticas dos benefícios corruptíveis.

 

Contas Rejeitadas

Se para a presidente afastada, Dilma Roussef-PT estava difícil, agora ficou pior! O Tribunal de Contas da União rejeitou as contas de seu segundo governo, referente ao exercício de 2015. Este fato aparece como reincidência, na tipificação de improbidade administrativa.

 

Revogação Geral

No apagar das luzes, que antecederam o afastamento da presidente Dilma Roussef, vários ministros editaram portarias para proteger aliados e seus interesses. Agora, os atuais ministros estão revogando a maioria destas portarias e deixando somente as portarias de cunho administrativo.

 

A Surpresa Nacional

Pela postura ética em sua trajetória, a grande surpresa política na semana, foi a citação de que a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, tenha recebido propina para a sua campanha eleitoral. Marina, nega as acusações. É esperar o desenrolar por parte do Ministério Público Federal.

 

Cassado pelo Conselho de Ética

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, decidiu por 11 votos a 9, pela cassação do mandato do deputado Eduardo Cunha- PMDB, presidente afastado da presidência da Câmara dos Deputados. Agora, o parecer será votado no plenário da Casa Legislativa. Por outro lado, o Ministério Público Federal, pediu a suspensão dos direitos políticos, por dez anos, do referido deputado.

 

Ponte sobre o Rio Madeira

Quando as obras da ponte sobre o Rio Madeira, estavam em pleno vapor, quase que semanalmente, parlamentares acreanos visitavam o canteiro de obras, tiravam fotografias, se intitulando como os responsáveis pela importante obra para o desenvolvimento da economia acreana. Agora, com as obras paralisadas, não se houve falar mais sobre o assunto.

 

Acre- 54 anos

O Estado do Acre, comemorou neste 15 de junho, 54 anos, deixando de ser território, passando a ser um estado da Federação Brasileira, através da Lei 4.070,  de 1962, de autoria, do então deputado federal pelo Acre, José Guiomard dos Santos.

 

Deputado Ney Amorim

O deputado Ney Amorim, tem se destacado pela habilidade de articular politicamente com todas as forças políticas do Estado. Já se fala, na possibilidade de ser o Coordenador Oficial das Campanhas dos Candidatos do PT, que concorrerão às eleições de 2016. Seria um posto importante, para se projetar como o candidato ao governo, pela FPA, nas eleições de 2018.

 

Comitê Interinstitucional

Em função das denúncias e prisões de servidores e diretores da Secretaria de Habitação do Estado do Acre, o governo do Estado, criou o comitê interinstitucional, formado por representantes de vários órgãos, para desenvolver uma maior fiscalização, auditorias e controle nas políticas habitacionais, referentes ao programa federal, Minha casa, Minha Vida.

 

Mudanças anunciadas

Para evitar a debanda do PC do B, referente às eleições de 2016, o governo do Estado fará mudanças administrativas, no sentido de acomodar os aliados comunistas, vejam como ficará:

·      Deputado Sibá Machado- PT deixará a Câmara dos Deputados, e assumirá a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis.

·      O Suplente de Deputado Federal, Moisés Diniz- PC do B assumirá o mandato de deputado federal, em substituição ao deputado Sibá Machado.

·      A candidata derrotada ao senado, ex-deputada Perpétua Almeida- PC do B assumirá o cargo de Secretária-Adjunta na Secretaria Estadual de Educação, em substituição a Moisés Diniz.

 

Inelegíveis

Na próxima semana a sociedade acreana, conhecerá os nomes que estarão inelegíveis e que não poderão concorrer ao pleito de 2016, por diversos impedimentos, publicados pelo Tribunal de Contas do Estado do Acre.

 

Desistiu

Após o prefeito Carlinhos da Saúde, de Porto Acre, ter anunciado que não concorrerá a reeleição, agora, foi a vez do prefeito de Epitaciolândia, André Hassem-PR, comunicar que desistiu de pleitear outro mandato, nas eleições de 2016. Segundo ele, vai focar, nas obras que estão em andamento, no município.

 

Desincompatibilização

No próximo dia 30 de junho, três meses antes do pleito eleitoral, vence o prazo limite, para os servidores públicos que vão concorrer ao cargo de vereador, no pleito eleitoral que se avizinha, se afastarem do serviço público.

 

Prefeitura Municipal de Tarauacá

Os produtores de Tarauacá receberam o investimento de aproximadamente de 13 milhões de reais, através da parceria entre prefeitura e o governo estadual.

 

Festival de Praia de Tarauacá

As autoridades da capital do abacaxi se reuniram e definiram as regras legais, que funcionarão na edição do Festival de Praia de 2016, que começará a partir do dia 17 de julho.

 

Servidores Municipais de Tarauacá

O SINTEAC de Tarauacá estará realizando uma Assembleia Geral, hoje, dia 17/06, com os servidores municipais, às 16h, na sede do sindicato, para fazer os esclarecimentos sobre o acordo junto a Justiça do Trabalho e Prefeitura Municipal, quanto aos saques do FGTS dos servidores.

 

Campanha extemporânea

Várias denúncias chegam, dizendo que candidatos à reeleição a prefeito de vários municípios, intensificaram os programas de Saúde Itinerante, torneios esportivos na zona rural, festivais, atividades esportivas, levando os pré-candidatos a vereadores de suas preferências, em plena campanha fora de época. Segundo os pré-candidatos que se consideram preteridos, a qualquer momento, poderão ser surpreendidos.

 

Tocha Olímpica

A passagem da tocha olímpica por Rio Branco, no próximo dia 21 de junho, já consta com uma vasta programação, definida em parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco e Governo do Estado, contando com a participação de vários atletas acreanos e população, em pontos históricos de nossa capital.

 

Limpeza no Município

O DEPASA, em parceria com a Prefeitura Municipal do Jordão, realiza uma ampla limpeza nas ruas do município. O poder público cumpre com as suas obrigações e a população ganha com os benefícios.

 

Definição eleitoral

Após especulações de diversas formas, a Frente Popular do Jordão, definiu o nome do ex-vereador Aldemir Figueiredo, como o nome que representará o PT, na condição de vice-prefeito, na Chapa de Elson Farias- PC do B.

 

Última Notícia

Fechando a coluna, recebi informações de que o deputado federal Flaviano Melo- PMDB, poderá ser o novo ministro do Turismo, e em seu lugar, assumiria a primeira suplente da oposição, Marfisa Petecão- PSD.

 

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.