Quarta, 26 Julho 2017 | Login

Coluna Política na Toca do Coêlho, 01-07-2016

“A gente vai lá, sequestra ele e entrega numaembaixada”. Ciro Gomes, dando a sua idéia, para impedir eventual prisão do ex-presidente Lula- PT.

6 de julho: O dia da defesa

Dia 6 de julho, será o dia em que a presidente afastada Dilma Roussef- PT fará a sua defesa na Comissão Especial do Impeachment, no Senado Federal. Ainda não se sabe, se ela vai pessoalmente, ou será representada pelo seu advogado.

Michel Temer- PMDB, se consolidando

Aos poucos o presidente interino, Michel Temer, vai se consolidando e tomando gosto pela cadeira presidencial. Temer já apresenta os seguintes pontos positivos e negativos:

Pontos Positivos:

·      Diminuição 10 ministérios;

·      Diminuição mais de 4.500 cargos comissionados;

·      Busca cada vez mais, um relacionamento político com o Congresso Nacional, através de suas bancadas parlamentares;

·      Tem levado pessoalmente ao Congresso, os projetos mais impactantes;

·      Ganha diariamente credibilidade, em função das medidas de sua equipe econômica, liderada pelo ministro Henrique Meirelles;

·      Concedeu um aumento de 12,5% ao Programa Bolsa Família, neutralizando a paternidade do PT ao programa;

·      Apresentará em breve, um pacote social, instituindo o “Cheque Construção”, que atenderá as famílias de baixa renda, em pequenas construções ou reformas residenciais e um programa destinado à Proteção Social de crianças carentes.

Ponto Negativo:

·      Nomeou vários ministros denunciados e, ou que respondem processos junto ao Supremo Tribunal Federal STF. Para vários analistas, o governo Temer, está sendo considerado como, economicamente correto e politicamente, vulnerável.

Efeito da corrupção no Brasil

A pesquisa do Instituto Ipso, revela que a classe política, está sendo dizimada em função dos escândalos de corrupção denunciados na Operação Lava Jato. Os presidenciáveis tradicionais apresentaram as seguintes rejeições:

·      Lula- PT 68%

·      Aécio- PSDB 63%

·      Marina Silva- Rede 56%

·      Geraldo Alckmin- PSDB 55%

·      José Serra- PSDB 55%

Corregedoria Parlamentar do Senado Federal

O senador Sérgio Petecão- PSD foi eleito o novo Corregedor do Senado Federal. Torna-se, o primeiro acreano a assumir esta importante função, no Senado da República do Brasil.

Conselho de Ética da Câmara dos Deputados

O conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou processo contra o deputado Jair Bolsonaro, por apologia ao crime de tortura.

 

Roubo na Cultura

A Operação deflagrada para apurar o desvio de recursos da área da cultura, no país constatou que foram desviados de mais de R$ 180 milhões da Lei da Cultura.

Impeachment do ministro Dias Toffoli

Um grupo de advogados, protocolará na próxima semana, o pedido de Impeachment do ministro Dias Toffoli, membro do Supremo Tribunal Federal, por suspeita de ter relação política partidária com o Partido dos Trabalhadores- PT. O mesmo mandou soltar o ex-ministro Paulo Bernardo- PT, esposo da senadora Gleise Hoffmann- PT.

De volta para casa

Os Dirigentes do PSDC, após se desentenderem com o governador Tião Viana e lideranças da FPA e ensaiarem a candidatura do deputado Eber Machado-PSDC, 1º vice-presidente da ALEAC, a prefeito de Rio Branco, decidiram retirar a candidatura e voltar para a casa da FPA, hipotecando total e irrestrito apoio à candidatura do prefeito Marcus Alexandre- PT. Não se sabe ainda, se o ex-deputado Osmir Lima, hoje no PSD, também voltará.

Câmara Municipal de Rio Branco

Os vereadores, liderados pelo presidente Artêmio Costa-PSB e Rose Costa-PT, 1ª secretária da Casa, que fazem uma administração destacada e de muito sucesso, entregaram 47 títulos de Cidadãos Rio-branquenses em reconhecimento às contribuições em prol de Rio Branco. Entregaram também, 8 títulos de Cidadão Verde, reconhecendo o amor e os cuidados, em prol de uma Rio Branco mais humanizada.

Tchê Federal

 De acordo com informações vindas da Av. Brasil existe a possibilidade do ex-deputado estadual e ex-presidente da UNALE nacional, José Luis- Tchê- PDT, assumir por um período, a Câmara dos Deputados. Isso se concretizando, sem dúvida, enfraquecerá várias candidaturas da oposição, onde até então o PDT, por questão de fortalecimento partidário local, está aliado.

Sena Madureira

Uma candidatura que estava praticamente definida, na capital do Iaco, começa a ser rediscutida, após a escolha de Juza Bispo-PROS, para vice-prefeito, na chapa do atual prefeito Mano Rufino-PSB

Tarauacá e Jordão pedem PAZ

Os municípios de Tarauacá e Jordão, da mesma região e com problemas comuns, realizaram ontem passeatas, com a participação de alunos, professores, pais e populares, para chamar a atenção sobre o grave problema que as drogas, têm causado à população dos 2 municípios.

Definição da vereadora Janaína Furtado

Grande era a expectativa por parte da população de Tarauacá, para saber o destino político da vereadora Janaína Furtado- Rede, já que foi eleita em 2012, com 542 votos e vinha sendo incentivada a disputar o cargo de prefeita ou vice-prefeita, em decorrência do brilhante trabalho que desenvolve na Câmara Municipal de Tarauacá, defendendo à população de Tarauacá, sem distinção de cor, raça, religião ou condição social. Em nota, a vereadora comunicou à população, que vai apresentar o seu nome na instância de seu partido, para disputar a reeleição, no cargo de vereadora, nas eleições de 2016.

Prisão de vereador

O vereador Cledson Santos-PSB, do município de Manuel Urbano, eleito em 2012, foi condenado a 6 anos de prisão, por assédio sexual.

Eleições 2016

·      A partir de 1º de julho, as propagandas partidárias gratuitas e qualquer tipo de propaganda política paga, no rádio e televisão, ficam proibidas de ser veiculadas.

·      Os partidos que disputarão as eleições de 2016, contarão com apenas 15% do que gastaram nas eleições de 2012.

·      As candidaturas fictícias estão sendo observadas pelo TRE e os candidatos que registrarem suas candidaturas somente para se afastar dos seus trabalhos e apoiar outros candidatos, serão enquadrados como fraude e terão suas candidaturas impugnadas e responderão por improbidade administrativa.

UJS- Tarauacá/Envira

Os Dirigentes da União da Juventude Socialista- UJS estão mobilizando os seus integrantes e simpatizantes, para a realização da 2ª Plenária da Regional Tarauacá/Envira. Vão discutir a conjuntura política nacional, estadual e a definição de suas atuações nas eleições de 2016, em Tarauacá e Jordão.

BR- 364 e DNIT

A Direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes-DNIT, está convocando a população de Tarauacá, para participar de uma Audiência Pública, no próximo dia 12 de julho, para discutir sobre os problemas e providências em relação as atuais condições da BR- 364.

Tarifas Postais mais caras

As taxas de serviços postais dos correios, nacional e internacional, tiveram um aumento de 10,7%, em todo território nacional.

Oportunidades

·      A Caixa Econômica Federal abriu inscrição para a seleção de projetos culturais que serão realizados em 2017 e 2018. O prazo de inscrição termina no dia 29 de julho. Os interessados poderão inscrever seus projetos nos quatro programas culturais da Caixa, pelo site: www.programasculturaiscaixa.com.br

·      Cursos do SENAC: Estão abertas inscrições para vários cursos profissionalizantes do SENAC, através do Programa SENAC de Gratuidade, até 05 de julho. Os interessados deverão procurar o respectivo órgão.

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coluna Política na Toca do Coêlho, 29-06-2016

Cada dia com a sua agonia

Depois da decisão do ministro do STF, Teori Zavascki, de devolver para a primeira instância, as investigações contra o ex-presidente Lula- PT, o juiz federal Sérgio Moro, determinou em despacho, a reabertura de inquérito, contra o ex-presidente.

 

Mais prisões

No suposto esquema de corrupção que baseou a operação Custo Brasil, referente aos desvios de recursos dos créditos consignados de servidores, poderão acontecer mais prisões, após o recolhimento do ex-ministro Paulo Bernardo, esposo da senadora Gleise Hoffmann- PT.

 

Cartões corporativos, de Dilma Roussef- PT

O governo da presidente afastada, Dilma Roussef- PT gastou mais de 17,8 milhões, com cartões de crédito corporativos, nos primeiros cinco meses de 2016.

 

Lei da Transparência

A lei da transparência deveria ser cumprida por todos os representantes dos Poderes constituídos nas esferas Federal, Estaduais e Municipais, mas a grande maioria não cumpre e os órgãos responsáveis pela sua aplicabilidade, não punem.

 

Autorizado com ressarcimentos

A justiça federal do Rio Grande do Sul acolheu em parte, o pedido dos advogados da presidente afastada Dilma Roussef- PT, autorizando a utilização de aviões da FAB, para o deslocamento da presidente afastada, fora do eixo Brasília- Rio Grande do Sul- Brasília, desde que, seja feito o ressarcimento das despesas, pela presidente ou pelo seu partido.

 

Bom exemplo

O gabinete do senador Gladson Cameli- PP, em parceria com as prefeituras de Brasiléia e Epitaciolândia, realizou na última sexta-feira, um seminário denominado: Drogas por quê? Desafios, para a Educação, destinado aos jovens dos respectivos municípios.

 

Condenação de ex-prefeita

A ex-prefeita Maria Eliane-PT, do município de Assis Brasil, foi condenada pelo Juizado Cível do município, com multa de 20 mil, por prática de Ato de Improbidade Administrativa, por acumulação ilegal de cargos e, consequente perda de seus direitos políticos por três anos.

 

CPI em Santa Rosa

Os vereadores da Câmara Municipal do município de Santa Rosa do Purus aprovaram uma Comissão Especial de Investigação- CPI, contra o prefeito Rivelino Mota- PR, sob suspeita de Improbidade Administrativa.

 

Vereador de Feijó é cassado pelo TSE

O Tribunal Superior Eleitoral- TSE, manteve a decisão proferida pelo juiz eleitoral Gustavo Sirena, que em 2012, condenou o vereador José Carlos- PT, do município de Feijó, por abuso de poder econômico e captação ilícita de votos.

 

FPA racha em Cruzeiro do Sul

Após convidarem o deputado Josa da Farmácia- PTN, para ser candidato a prefeito em Cruzeiro do Sul, e esquecerem-se de desconvidar, foi lançada nos últimos dias oficialmente, a delegada pernambucana Carla Brito-PSB, como candidata oficial a prefeita da capital do Juruá.

 

Os candidatos preferidos pelo Partido dos Trabalhadores

Segundo um dirigente do Partido dos Trabalhadores, os candidatos que o partido vai investir toda logística e prioridade, considerados como prioritários, para as eleições de 2016, serão os seguintes:

Rio Branco: Marcus Alexandre- PT

Brasiléia: Fernanda Hassem- PT

Feijó: Merla Albuquerque- PT

Tarauacá: Rodrigo Damasceno- PT.

 

Orientação familiar

Segundo informações da capital do abacaxi, as últimas enquetes e pesquisas de consumo interno que apresentam uma vasta vantagem da ex-prefeita Marilete Vitorino- PSD, em relação ao candidato da FPA, que pleiteia a reeleição.   Por este motivo, o mesmo estaria sendo aconselhado pelos seus familiares mais próximos, no sentido de terminar o mandato e sair candidato a deputado estadual, em 2018.

 

 

Creche Municipal de Tarauacá

A vereadora Janaína Furtado-REDE recebeu denúncia, de que a creche municipal, estava com as suas atividades suspensas, em função da falta de energia e água potável no local. A mesma usando de suas prerrogativas de representante da população dirigiu-se ao escritório da Eletrobrás no município e à secretaria municipal de educação e solicitou que as providências fossem tomadas, para o pleno funcionamento. Pedidos atendidos e os trabalhos restabelecidos.

 

Lançamentos do PSD

Após oficializar as candidaturas de Tarauacá e Cruzeiro do Sul, o partido lançou a candidatura do atual vice-prefeito, Ademar Ferreira, como o pré-candidato no município de Manuel Urbano e de Paulo Kaxinawá, em Santa Roda do Purus.

 

Arraial do PMDB de Rio Branco

 

No último final de semana, os dirigentes do PMDB Rio Branco realizaram o Arraial da Democracia, com a participação de um grande público. A pré-candidata e deputada estadual, Eliane Sinhasique recepcionou os dirigentes, parlamentares, pré-candidatos a vereadores, filiados, simpatizantes e aliados do campo de oposição.

 

Marcus Alexandre e seu Plano de Governo

Enquanto os partidos de oposição discutem os critérios que definirão os seus candidatos no pleito de 2016, o atual prefeito Marcus Alexandre- PT discute com a participação da sociedade civil organizada de Rio Branco, os principais pontos de suas propostas para o próximo governo. Marcus Alexandre tem reunidos os aliados, para discutir os seguintes temas: Educação, Infraestrutura e Moradia Urbana, Produção, Saúde e Saneamento Básico, Direitos Humanos, Assistência Social, Meio Ambiente e serviços Urbanos e Esporte e Cultura.

 

Fechamento da BR 364 e Audiência do DNIT

Pelas péssimas condições e, quase intrafegável em alguns trechos, os comerciantes, taxistas, produtores e a população em geral, do município de Feijó, fecharam um trecho da BR- 364, causando um grande transtorno e formando uma fila quilométrica e muita confusão. Foi exigida a presença dos dirigentes do DNIT, que convocou Audiências Públicas nos municípios para discutir como acontecerá a recuperação dos trechos. Em Tarauacá, acontecerá dia 12 de Julho.

 

Pré-candidatos e as eleições de 2016

·      Desincompatibilização: Os pré-candidatos, servidores públicos, que ocupam diversas funções, e que vão concorrer ao pleito de 2016, precisam se desincompatibilizar, até 01 de julho (três meses, antes das eleições);

·      Inaugurações:Fica proibido a qualquer candidato comparecer, a partir de 02 de julho, a inaugurações de obras públicas.

·      Meios de Comunicações:A partir de 30 de junho, fica proibida a participação dos pré-candidatos, que apresentam programas, em rádio e televisão.

 

Mobilizações políticas no município do Jordão

·      Está de parabéns a direção da escola de ensino médio do Jordão, Jairo Figueiredo, por organizar uma passeata na cidade, para o dia 30 de julho, chamando a atenção da população, quanto o abuso e tráfico de drogas. A concentração acontecerá na Av. Francisco Dias (mirante), a partir das 16h.

·      A Câmara de vereadores aprovou a doação de uma área de terra, encaminhada pelo prefeito Elson Farias para o Projeto do Futuro, para a construção do Centro de Artes Marciais, liderado por Franquinei e Kézio Araújo. Um projeto de grande alcance social, que beneficia uma parcela significativa de crianças e jovens do município.

·      A população do Jordão está muito satisfeita pelo trabalho desenvolvido pelo desportista Ederlândio, conhecido como “DÊ”, pelo nas diferentes modalidades esportivas para a juventude do Jordão. “DÊ”, realizou torneios interbairros, campeonatos municipais, torneios intermunicipais, Copa Indígena e por último, o campeonato de Motocross, que foi um sucesso de organização e participação popular. “DÊ”, está credenciado a representar o município, pelos relevantes serviços desenvolvidos, seja como secretário ou Coordenador de Esportes.

 

 

Slogan de Campanha

Os pré-candidatos já começaram a definir o slogan de suas campanhas eleitorais. Marcos Souza- PSOL, que é coveiro e candidato a vereador em Rio Branco, já definiu o seu: “Para enterrar a corrupção”.

 

 

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coluna Política na Toca do Coêlho, 24-06-2016

 

Ordem e Progresso”. É a logomarca utilizada no governo interino, do presidente Michel Temer- PMDB.

 

Inquérito para os Tubarões

O Supremo Tribunal Federal decidiu abrir inquérito para investigar integrantes que faziam parte dos governos do PT e PMDB, para apurar pagamento de propinas. Muitas prisões têm acontecido, numa verdadeira faxina na corrupção da política brasileira.

 

Os Chefões dos desvios

Segundo a Coluna Radar da revista Veja os ex-presidentes Lula- PT e José Sarney- PMDB, eram os poderosos chefões dos desvios das propinas da Petrobrás. Nada saía, sem a autorização deles.

 

Ex-ministro Paulo Bernardo é preso

Na manhã de ontem, o ex-ministro Paulo Bernardo-PT, do governo Lula-PT e Dilma- PT, que é esposo da senadora Gleise Hoffmann- PT foi preso pela Polícia Federal, por envolvimento no âmbito da Operação Custo Brasil, que é um desdobramento da fase Pixuleco 2 da Operação Lava Jato.

 

Suspeita eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral publicou que no Acre, na eleição de 2014, foram fraudados 363 votos. No Brasil, chegou ao número de 40 mil. Foi solicitado à Polícia Federal que faça as apurações.

 

Pedido Negado

O Superior Tribunal de Justiça negou o pedido de liberdade ao ex-ministro José Dirceu, preso na Operação Lava Jato, apresentado por sua defesa.

 

Deputado Jair Bolsonaro

O deputado Jair Bolsonaro-PSC, que se prepara para concorrer as eleições presidenciais em 2018, acaba de virar réu no Supremo Tribunal Federal, por incitação ao estupro.

 

Emendas Federais

O deputado Major Rocha-PSDB, que tem sido incentivado a concorrer ao Senado Federal, nas próximas eleições de 2018, fez publicar nas redes sociais, a liberação de recursos de suas Emendas Parlamentares, para vários municípios acreanos. Destacando Tarauacá, com 400 mil reais e Jordão, com 370 mil reais para investimentos na área da saúde.

 

UFAC em alta

A direção da Universidade Federal do Acre foi informada que após a avaliação do Ministério de Educação, recebeu a nota 4. Tal avaliação deixou os gestores satisfeitos, pela comprovação dos avanços educacionais, na Instituição.

 

Redução dos preços das passagens aéreas

O deputado federal Alan Rick- PRB, em parceria com o senador Jorge Viana- PT, realizou uma Audiência Pública, na Assembleia Legislativa do Estado, para discutir a redução dos preços abusivos cobrados pelas Companhias Aéreas. Contou com a participação dos representantes das empresas que fazem vôos para o Estado. Será feita uma minuciosa análise nos próximos dias.

 

Moisés Diniz- PC do B, Federal

Foi confirmada a vinda do deputado Sibá Machado- PT, para assumir a Secretaria de Indústria e Comercio e, o ex-deputado Moisés Diniz, que é o primeiro suplente da FPA, assumirá a vaga, na condição dedeputado federal.

 

Deputado Jesus Sérgio- PDT

O deputado Jesus Sérgio- PDT foi eleito o novo presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, uma das mais importantes, do poder Legislativo.

 

Aluguel Social

Várias famílias têm procurado os deputados nos corredores da Assembleia Legislativa, pedindo apoio, em relação ao atraso de seus aluguéis sociais. Ainda temos muitas famílias em situação vulnerável, sem renda e sem moradia digna.

 

A Polêmica da Tocha

A passagem da Tocha Olímpica, pela capital acreana, deixou muita gente emocionada, mas causou muitas discussões em função dos valores gastos e muito descontentamento, por figuras que esperavam ser convidadas para conduzir a Tocha Olímpica e não foram.

 

Fechamento da BR- 364

Comerciantes, taxistas, freteiros, estudantes e moradores em geral, anunciaram que vão fechar a BR- 364, no km 6, entre Feijó e Tarauacá, em função das péssimas condições da estrada e pelo prejuízos financeiros que são acometidos diariamente.

 

Revolta na Frente Popular do Acre

Dirigentes e pré-candidatos da Frente Popular, conversam com o governador Tião Viana e com o prefeito Marcus Alexandre, mas ao sair das salas, reclamam revoltados, dizendo que as decisões estão sendo tomadas isoladamente para agradar o PC do B e PSB, em detrimento dos demais. Segundo eles, vão cuidar em eleger os seus vereadores.

 

Não aceita imposição

Comenta-se nos bastidores da política de Brasiléia, que a candidata favorita da FPA, não aceita imposição em relação a escolha do seu vice-prefeito. Segundo informações, se o candidato não for o vereador Carlinhos do Pelado-PSB, a mesma está propensa a desistir da candidatura.

 

Reunião decisiva da oposição: 02 de julho

Foi marcada para o dia 02 de julho, uma reunião com a cúpula dos dirigentes dos partidos de oposição, para definir os candidatos a prefeito, de Rio Branco a Assis Brasil.

 

FPA fora do páreo em Cruzeiro do Sul

Segundo integrantes dos senadinhos de Cruzeiro do Sul, a FPA com a candidatura anunciada, da delegada Carla Brito- PSB, não resistirá a ladeira mais baixa da cidade, antes de chegar ao igarapé preto. A disputa ficará entre Iderlei Cordeiro- PMDB e Henrique Afonso- PSDB.

 

Candidatura de Elson Farias- Jordão

A oposição se animou, ao ver o nome do atual prefeito do Jordão, Elson Farias- PC do B, na lista do Tribunal de Contas do Estado do Acre, achando que o mesmo estava inelegível. Acontece que, muitos nomes que fazem parte da lista ainda têm direito a recursos antes de qualquer condenação e outros, resolvem suas situações pagando multas, em conformidade as irregularidades constatadas.

 

 

Jordão: PC do B e PT

As principais personagens da FPA do Jordão se reuniram com o governador e lideranças do PT e PC do B e decidiram, que os seus pré-candidatos para as eleições de 2016, serão o prefeito Elson Farias- PC do B, para a reeleição e o ex-vereador Ademir Figueiredo- PT, na condição de vice-prefeito.

 

 

Vereadora Janaína Furtado – REDE SUSTENTABILIDADE, tem se destacado, em seu mandato, na Câmara Municipal de Tarauacá, sempre em defesa permanente dos mais humildes. Acabou de aprovar um Projeto de Lei, isentando os moradores do pagamento da taxa de iluminação pública na zona rural, pois não recebem o citado serviço.

 

Vereador Mirabor Leite- PMDB

O aguerrido e persistente vereador Mirabor Leite- PMDB e equipe estão dispostos a colocar o 15 nas ruas. Reúne-se diariamente com representantes dos diversos segmentos da sociedade tarauacaense, na trajetória de sua pré-candidatura à Prefeitura Municipal de Tarauacá. Mirabor inovou o seu mandato parlamentar, com o seu gabinete flutuante, no qual visita as comunidades ribeirinhas.

 

CNPJ dos partidos políticos

Os partidos que não providenciaram o CNPJ de seus diretórios estaduais e municipais e não encaminharam para o Tribunal Regional Eleitoral, poderão ficar impedidos de apresentar candidaturas nas eleições de 2016, nos municípios que estejam irregulares.

 

Prazo de desincompatibilização

O prazo de três meses, para os pré-candidatos, que concorrerão às eleições de 2016 e que são servidores públicos, se desincompatibilizarem, encerra-se, agora no final do mês de junho.

 

Oportunidades

·      A Prefeitura Municipal de Tarauacá abriu processo seletivo para Assistente Social. Os interessados deverão procurar a sede da Secretaria de Assistência Social, na Avenida Cel. Juvêncio de Menezes- Centro, ao lado do prédio da Prefeitura de Tarauacá, até esta sexta-feira, das 8 as 12 e das 14 às 17h.

 

·      Abertas as inscrições do IBGE, com 118 vagas para o Acre, disponibilizando nove vagas para Tarauacá. As inscrições vão até o dia 19 de julho, pelo site www.cesgranrio.org.br

 

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Coluna Política na Toca do Coêlho, 17-06-2016

Esta coisa de ideologia hoje está inteiramente fora de moda. O que as pessoas querem são resultados”. Michel Temer- Presidente interino da República, em encontro com empresários no Palácio do Planalto.

 

Se eu falar, entrego a alma do PT. E tem mais: O pessoal da CUT me mata assim que eu botar a cara na rua”. João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT.

 

Internacional

Hillary Clinton torna-se a primeira mulher a concorrer à Casa Branca, por um partido majoritário.

 

Vergonha Nacional

A sociedade brasileira está decepcionada com os desmando administrativos, com os desvios de recursos através de propinas, cometidos pelas principais autoridades e lideranças partidárias de nosso País, precisamente, por ex-presidentes da República, ministros, senadores, deputados federais, diretores e servidores de diversos órgãos da administração pública, num total desrespeito à Constituição, aos juramentos proferidos em suas posses e, principalmente, à  sociedade brasileira.

 

Juramento de posse dos presidentes da República Federativa do Brasil:

“Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil.

 

Juramento de posse de senadores e deputados federais:

“Prometo guardar a Constituição Federal e as leis, desempenhar fiel e lealmente o mandato que o povo me confiou e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

 

Faxina histórica

O Ministério Público Federal iniciou por integrantes do PT e agora PMDB, uma verdadeira faxina contra a corrupção, através da operação Lava-Jato, numa total desmoralização política no Brasil.

 

Não representam mais

As principais lideranças das siglas partidárias e cargos estratégicos da República, envolvidas nos escândalos das diversas operações beneficiadas através de propinas, não apresentam mais condições morais e de credibilidade para assumir estes postos e representar a população brasileira.

 

Chantagem parlamentar

Segundo denúncias da Revista Isto É, 13 senadores estão fazendo chantagem, em relação aos seus votos, quanto ao impeachment da presidente Dilma. Buscam, com estes comportamentos, cargos federais em Brasília e nos seus respectivos Estados.

 

Os governos

Não dá mais para acreditar em governos de esquerda, centro ou de direita, politicamente falando. Infelizmente, todos se envolveram nos mais diversos tipos de corrupção na administração pública. Esqueceram os conteúdos programáticos que defendiam e enveredaram pelas facilidades pragmáticas dos benefícios corruptíveis.

 

Contas Rejeitadas

Se para a presidente afastada, Dilma Roussef-PT estava difícil, agora ficou pior! O Tribunal de Contas da União rejeitou as contas de seu segundo governo, referente ao exercício de 2015. Este fato aparece como reincidência, na tipificação de improbidade administrativa.

 

Revogação Geral

No apagar das luzes, que antecederam o afastamento da presidente Dilma Roussef, vários ministros editaram portarias para proteger aliados e seus interesses. Agora, os atuais ministros estão revogando a maioria destas portarias e deixando somente as portarias de cunho administrativo.

 

A Surpresa Nacional

Pela postura ética em sua trajetória, a grande surpresa política na semana, foi a citação de que a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, tenha recebido propina para a sua campanha eleitoral. Marina, nega as acusações. É esperar o desenrolar por parte do Ministério Público Federal.

 

Cassado pelo Conselho de Ética

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, decidiu por 11 votos a 9, pela cassação do mandato do deputado Eduardo Cunha- PMDB, presidente afastado da presidência da Câmara dos Deputados. Agora, o parecer será votado no plenário da Casa Legislativa. Por outro lado, o Ministério Público Federal, pediu a suspensão dos direitos políticos, por dez anos, do referido deputado.

 

Ponte sobre o Rio Madeira

Quando as obras da ponte sobre o Rio Madeira, estavam em pleno vapor, quase que semanalmente, parlamentares acreanos visitavam o canteiro de obras, tiravam fotografias, se intitulando como os responsáveis pela importante obra para o desenvolvimento da economia acreana. Agora, com as obras paralisadas, não se houve falar mais sobre o assunto.

 

Acre- 54 anos

O Estado do Acre, comemorou neste 15 de junho, 54 anos, deixando de ser território, passando a ser um estado da Federação Brasileira, através da Lei 4.070,  de 1962, de autoria, do então deputado federal pelo Acre, José Guiomard dos Santos.

 

Deputado Ney Amorim

O deputado Ney Amorim, tem se destacado pela habilidade de articular politicamente com todas as forças políticas do Estado. Já se fala, na possibilidade de ser o Coordenador Oficial das Campanhas dos Candidatos do PT, que concorrerão às eleições de 2016. Seria um posto importante, para se projetar como o candidato ao governo, pela FPA, nas eleições de 2018.

 

Comitê Interinstitucional

Em função das denúncias e prisões de servidores e diretores da Secretaria de Habitação do Estado do Acre, o governo do Estado, criou o comitê interinstitucional, formado por representantes de vários órgãos, para desenvolver uma maior fiscalização, auditorias e controle nas políticas habitacionais, referentes ao programa federal, Minha casa, Minha Vida.

 

Mudanças anunciadas

Para evitar a debanda do PC do B, referente às eleições de 2016, o governo do Estado fará mudanças administrativas, no sentido de acomodar os aliados comunistas, vejam como ficará:

·      Deputado Sibá Machado- PT deixará a Câmara dos Deputados, e assumirá a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis.

·      O Suplente de Deputado Federal, Moisés Diniz- PC do B assumirá o mandato de deputado federal, em substituição ao deputado Sibá Machado.

·      A candidata derrotada ao senado, ex-deputada Perpétua Almeida- PC do B assumirá o cargo de Secretária-Adjunta na Secretaria Estadual de Educação, em substituição a Moisés Diniz.

 

Inelegíveis

Na próxima semana a sociedade acreana, conhecerá os nomes que estarão inelegíveis e que não poderão concorrer ao pleito de 2016, por diversos impedimentos, publicados pelo Tribunal de Contas do Estado do Acre.

 

Desistiu

Após o prefeito Carlinhos da Saúde, de Porto Acre, ter anunciado que não concorrerá a reeleição, agora, foi a vez do prefeito de Epitaciolândia, André Hassem-PR, comunicar que desistiu de pleitear outro mandato, nas eleições de 2016. Segundo ele, vai focar, nas obras que estão em andamento, no município.

 

Desincompatibilização

No próximo dia 30 de junho, três meses antes do pleito eleitoral, vence o prazo limite, para os servidores públicos que vão concorrer ao cargo de vereador, no pleito eleitoral que se avizinha, se afastarem do serviço público.

 

Prefeitura Municipal de Tarauacá

Os produtores de Tarauacá receberam o investimento de aproximadamente de 13 milhões de reais, através da parceria entre prefeitura e o governo estadual.

 

Festival de Praia de Tarauacá

As autoridades da capital do abacaxi se reuniram e definiram as regras legais, que funcionarão na edição do Festival de Praia de 2016, que começará a partir do dia 17 de julho.

 

Servidores Municipais de Tarauacá

O SINTEAC de Tarauacá estará realizando uma Assembleia Geral, hoje, dia 17/06, com os servidores municipais, às 16h, na sede do sindicato, para fazer os esclarecimentos sobre o acordo junto a Justiça do Trabalho e Prefeitura Municipal, quanto aos saques do FGTS dos servidores.

 

Campanha extemporânea

Várias denúncias chegam, dizendo que candidatos à reeleição a prefeito de vários municípios, intensificaram os programas de Saúde Itinerante, torneios esportivos na zona rural, festivais, atividades esportivas, levando os pré-candidatos a vereadores de suas preferências, em plena campanha fora de época. Segundo os pré-candidatos que se consideram preteridos, a qualquer momento, poderão ser surpreendidos.

 

Tocha Olímpica

A passagem da tocha olímpica por Rio Branco, no próximo dia 21 de junho, já consta com uma vasta programação, definida em parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco e Governo do Estado, contando com a participação de vários atletas acreanos e população, em pontos históricos de nossa capital.

 

Limpeza no Município

O DEPASA, em parceria com a Prefeitura Municipal do Jordão, realiza uma ampla limpeza nas ruas do município. O poder público cumpre com as suas obrigações e a população ganha com os benefícios.

 

Definição eleitoral

Após especulações de diversas formas, a Frente Popular do Jordão, definiu o nome do ex-vereador Aldemir Figueiredo, como o nome que representará o PT, na condição de vice-prefeito, na Chapa de Elson Farias- PC do B.

 

Última Notícia

Fechando a coluna, recebi informações de que o deputado federal Flaviano Melo- PMDB, poderá ser o novo ministro do Turismo, e em seu lugar, assumiria a primeira suplente da oposição, Marfisa Petecão- PSD.

 

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Coluna Política na Toca do Coêlho, 25-05-2016

Governo Michel Temer - PMDB

Pontos positivosaté então:

1- Demonstra respeito e quer um bom relacionamento com o Congresso Nacional;

2- Dos 32 ministérios, diminuiu 10, ficando em 22 ministérios;

3- Sua equipe faz um levantamento minucioso dos débitos da máquina pública e demonstra propostas de sangramento da dívida e propõe a diminuição de mais de 5 mil, cargos comissionados.

 

Pontos negativos:

1- Não soube ouvir, o que a sociedade pedia, em relação ao fim da corrupção, terminou nomeando ministros denunciados e delatados, na operação Lava Jato;

2- Escolheu um Líder na Câmara dos Deputados, denunciado, com envolvimento em corrupção.

3- Não valorizou as mulheres, na formação de sua equipe ministerial.

 

Primeira baixa do governo Temer

Após denúncias, no Jornal A Folha de São Paulo, através de publicação de conversas entre o ministro Romero Jucá-PMDB e o empresário Sérgio Machado, ficou insustentável manter-se como ministro do planejamento e teve que ser exonerado.

 

195 bilhões de reais

Até então, este é o resultado do débito do Brasil, deixado pelo governo Dilma Roussef, como resultado negativo dos últimos 5 anos de sua administração.

 

Congresso Ambiental

Recentemente o senador Jorge Viana-PT, participou como palestrante do 1º Congresso Mundial de Direito Ambiental, que reuniu cerca de 70 países, no Rio de Janeiro. Bom de ver, um acreano, participando das discussões internacionais relevantes, que estão na ordem do dia.

 

Colégio Militar do Acre

O primeiro colégio militar do Acre será instalado no Estado, através do governo do Estado, de proposta e Emendas Parlamentares do deputado Rocha- PSDB, e funcionará, em tempo integral, beneficiando significativamente, os jovens acreanos.

 

Não precisa fazer nada errado

Vários deputados federais, envolvidos em escândalos, recebimento de propinas e devolução de vantagens de suas cotas. De acordo com o que deputado federal ganha, não há razão, para se envolver neste comportamento inadequado, pois, recebem salários e vantagens significantes. Vejamos: salário, R$ 33.700,00; cota parlamentar de R$ 35 mil reais e uma verba de gabinete de R$ 92 mil reais. Tendo ainda, as Emendas Parlamentares, no valor de R$ 18 milhões anuais, liberadas impositivamente, para onde destinar.

 

Reforma Administrativa Estadual

Na reforma administrativa, anunciada pelo governador Tião Viana, aconteceu a ida do deputado Lourival Marques, para a SEAPROF e a ida de Jamyl Asfury para a Assembleia Legislativa, já que é o 1º suplente de deputado estadual da FPA. Jamyl disputou a eleição pelo PEN e hoje, pertence ao PDT.

 

Cresce o PDT na ALEAC

O PDT passa a ter três deputados estaduais na Assembleia Legislativa com a posse de Jamyl Asfury, que se juntará aos deputados Heitor Júnior e Jesus Sérgio.

 

Pensão de ex-governadores do Acre

Os integrantes da Comissão Especial da Assembleia Legislativa aprovaram a Proposta de Emenda Parlamentar- PEC, que extingue a pensão vitalícia de ex-governadores do Estado do Acre.

 

Medicina no Juruá

O governo do Estado trabalha permanentemente, visando implantar, a primeira turma do curso de medicina no Juruá, com sede em Cruzeiro do Sul. Neste sentido, proporciona a qualificação de 40 professores, sendo 30, na área de mestrado e 10, em doutorado em Ciências da Saúde.

 

Assembleia Legislativa I

Extremamente elogiado, o presidente da Assembleia Legislativa, dep. Ney Amorim- PT, pela iniciativa de valorizar a imprensa acreana, com a realização do Prêmio de Jornalismo do Legislativo.

 

Assembleia Legislativa II

O Poder Legislativo acreano, lançou o primeiro Programa em Educação Inclusiva e Autismo do Estado por intermédio dos cursos nas modalidades de educação continuada e pós-graduação, em Ensino Estrutural do Autismo, Educação Inclusiva e Políticas de Inclusão, Alfabetização e Letramento e Educação de Jovens e Adultos.

 

 

 

Celulares no Acre

A partir de 29 de Maio, os números celulares da região centro-oeste e de toda a Região Norte, terão mais um dígito, sendo necessário acrescentar o número 9, antes dos atuais números.

 

Direito Eleitoral

A direção do Tribunal Regional do Estado do Acre organizou um curso sobre Direito Eleitoral para Jornalistas, acadêmicos e interessados, destacando o calendário eleitoral das eleições 2016 e as mudanças da reforma política, que serão aplicadas no pleito eleitoral de 02 de outubro.

 

Erradicação do Analfabetismo

O governo do Estado, objetivando erradicar o analfabetismo no Acre até 2018, em pessoas maiores de 15 anos, lançou em Rio Branco, na última segunda-feira, o Programa Quero Ler, Alfa 100, que beneficiará todo o Estado.

 

 

Posição definida

As lideranças da oposição, já abraçam a estratégia para escolher a candidatura única, para as eleições de 2016. Todos os nomes serão submetidos a uma pesquisa em seus municípios. Quem liderar será o candidato a prefeito, com o apoio de todos.

 

Câmara Municipal de Rio Branco

Muita expectativa, por parte dos 16.617 inscritos, em relação aos resultados do concurso público da Câmara Municipal de Rio Branco, comandado pelo presidente Artêmio Costa- PSB e pela 1ª secretária, vereadora Rose Costa- PT.

 

Solidariedade I

A Coluna se solidariza com a família do meu amigo e contemporâneo, colega do Instituto São José, Francisco de Assis de Lurdes, falecido dia 20 de maio.

Solidariedade II

A Coluna deixa registrado, a torcida pela plena recuperação do amigo Nilson Filho, que lamentavelmente foi vítima de um acidente, recentemente em nossa Tarauacá.

 

Mobilização política em Tarauacá

·      O Partido Rede Sustentabilidade, a cada dia se organiza e já registrou a sua Comissão Provisória Municipal, junto a 5ª zona eleitoral. Em breve, serão escolhidos os nomes que administrarão provisoriamente o partido, liderado pela primeira parlamentar do partido no Acre, vereadora Janaína Furtado;

·      O PRB se articula para lançar a candidatura do tarauacaense Alcionildo Fontinele, da área da comunicação, à prefeitura municipal de Tarauacá, contando com o apoio, dos deputados do partido, Alan Rick - federal,  Juliana Rodrigues e André Vale- estaduais;

·      A Direção Municipal do PC do B mobiliza os seus filiados, pré-candidatos e simpatizantes, para uma plenária municipal no dia 04 de junho, para tratar de assuntos referentes às eleições de 2016;

·      660 Tarauacaenses ficaram muito felizes, pelo recebimento dos títulos definitivos de suas propriedades, entregues pelo governo do estado;

·      A Nova direção do SINTEAC- TK realizou uma ampla assembleia geral dos servidores, para discutir as seguintes pautas: Municipal- Saque do FGTS e Data Base 2016; Estadual- Informes sobre os 11 mil servidores irregulares e Data Base;

·      A direção do Instituto Federal do Acre- IFAC, convida toda a sociedade tarauacaense, para a inauguração da sede própria, no próximo dia 27 de maio, localizada na BR- 364, sentido Cruzeiro do Sul.

 

 

Mobilização Política no Jordão

·      A Coluna parabeniza o senhor Ednaldo Nogueira, gerente da Caixa Econômica, que assumiu compromisso em regularizar a situação do pagamento dos servidores do Jordão e já tomou as providências administrativas necessárias para a plena regularização;

·      Os moradores do Jordão estão plenamente satisfeitos com a direção do DETRAN, por ter realizado as provas dos novos condutores na cidade, proporcionando uma melhor segurança no trânsito da mesma;

·      A grande expectativa da população do Jordão é quanto à chegada dos quatro novos geradores, que já estão em Tarauacá, o que vai melhorar a energia elétrica na cidade e beneficiar a população;

·      Outro benefício, que em breve estará ajudando a população, é a previdência móvel do INSS, que atenderá as demandas do município;

·      A Coluna parabeniza o jordanense, Adriano Farias, bem como os integrantes da Família Farias, por ter vindo para Rio Branco estudar, se profissionalizar e retornar para prestar os seus serviços em sua terra natal.

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.